+ de Cultura

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania (Sedesc), abriu nesta quinta-feira (10/12), em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a exposição fotográfica Direito à Memória e à Verdade, a Ditadura no Brasil - 1964-1985, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

A exposição traz uma ambientação sonora e visual, que conduz o público em uma espécie de "viagem no tempo". A mostra tem como proposta trazer de volta a lembrança aos que viveram os fatos retratados e traduz aos jovens um pouco do clima vivenciado nesse período na história social e política brasileira. As imagens recuperam desde os primeiros momentos do golpe de estado que mergulhou o país em uma ditadura de 21 anos, até os grandes comícios populares das Diretas Já.

Fotografias marcantes dos tanques militares em frente ao Congresso Nacional, as passeatas estudantis, a resistência dos diversos grupos da sociedade civil, a censura de documentos, a violência, prisões e torturas estão expostas em grandes painéis que colocam os espectadores dentro dos acontecimentos.

A mostra vai até o dia 02/01 e a visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, no hall do prédio da Câmara Municipal, que fica na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.